terça-feira, 11 de dezembro de 2007

surpresa?!?!? tem certeza???

A vida é sempre tão surpreendente. Com freqüência usamos esta expressão para denominar o que estamos passando. O que poderia ter sido e não foi e fez com que os caminhos se desencontrassem, fazendo uma verdadeira confusão de sentimentos. Sentir, sentir, sentir.. não seria mais fácil se nada sentíssemos? Não seria mais sensato, mais verdadeiro que as coisas só passassem pela superficialidade do racional? Se for tão sensato ser racional, quem disse que é legal ser sensato?

Voltando aos fatos ultra-surpreendentes da vida moderna existe uma discrepância tão grande nesse negócio de ver no trabalho uma razão para encontrar a felicidade. E muitas vezes a felicidade de fazer o que se gosta está tão longe do que se faz. O dinheiro, a recompensa acaba valendo mais do que o trabalho feito, eu não consigo trabalhar assim. Não consigo sequer ver graça no salário, na recompensa, pois sinto como se estivesse traindo a mim mesma. Fazendo o que não me agrada nem um pouco em troca de uma recompensa no final. Mas recompensa pra que se eu não fiz nem a metade do que eu poderia ter feito. É um pouco pesado? É. Mas a analogia com uma forma de prostituição, talvez prostitua meu intelecto, é recorrente, já que estou fazendo o que eu não quero, só pelo prazer que terei em receber no final.

Surpreendente? Se eu fosse mais racional, se pensasse e programasse meus atos, talvez não teria que lidar com tantos fatores surpresa. Mas todos nós temos que aprender a conviver com a surpresa, bom seria se as coisas fossem lineares, aliás nem sei se seria tão bom também.

Já imaginou viver uma vida linear? Com começo, meio e fim? Nem os meus textos têm começo meio e fim- não nessa ordem-, nem as minhas idéias têm começo, meio e fim, as minhas conversas não têm começo, meio e fim, então por que cargas d’água a minha vida têm que ter começo, meio e fim? Eu sei recomeçar. Eu adoro recomeçar, eu não tenho medo de recomeçar. A minha vida é um eterno recomeço.

Eu preciso saber que eu posso voltar atrás, eu preciso andar pra frente, mas também preciso andar para os lados. Deu pra entender? Quando se anda pra frente o caminho é extenso, a estrada é linear, mas existe a paisagem. E a paisagem, a vista, muitas vezes é mais interessante que o próprio caminho. Eu não posso seguir em frente sem prestar atenção na estrada. A cada dia que passa eu percebo que posso parar e admirar a paisagem, que tenho muito a descobrir pelo caminho, mesmo que retarde a minha chegada. Eu posso não fazer a viagem no mesmo tempo que você, mas certamente, o meu caminho é bem mais proveitoso -ou não-.

E agora estou pronta pra começar. Recomeçar? Não! Começar mesmo, e pela primeira vez eu não estou com medo, eu não acho que não vai dar certo. Eu sei que vai dar. Às vezes o caminho é tortuoso, mas esse em especial, eu sei que não vai ser, que vai ser lindo, que terão muitas descobertas e muitas coisas pra fazer. Agora eu sinto que estou pronta, não sei o porquê, não sei como e nem quero saber, só sei que agora vai dar certo. Não que das outras vezes não tenha dado certo, mas pela primeira vez é certo. É muito certo!

Surpresas, surpresas e mais surpresas. A vida é assim. Os textos também.

3 comentários:

CS Empreendimentos Digitais disse...

nossa!
adorei de novo!
seus textos estão muito bons.
parabéns!

bjs

Regina Vilarinhos disse...

Mudanças?? Trabalho?? Cuide-se, sempre dá certo, depende de você! Gostei de você aparecer lá no blog. beijos.

CS Empreendimentos Digitais disse...

hehehehe
harry potter é legal, mas tem q viajar na história. quem não gosta de ficção, nem deve se arriscar!

bjs lindona
tb to com saudade
=]

ah, feliz natal!